Notice: Constant DATE_RFC7231 already defined in /chroot/home/agapitoc/agapito.com.br/html/revista/includes/bootstrap.inc on line 258 Carros Antigos | Revista Agapito

Uirapuru

Fabricado pela Brasinca e inicialmente chamado de 4200 GT e um tempo depois passou a se chamar Uirapuru, foi o primeiro esportivo brasileiro de alto desempenho, projetado por Rigoberto Soler Gisbert (autor do Willys Capeta), foi lançado em 1965, o motor era um seis cilindros da picape e caminhão Chevrolet, só que com 3 carburadores, ao contrário do que muita gente pensa, não era o motor do Opala até porque o Opala nem existia nessa época.

O revolucionário Tucker

Preston Tucker fundou em 1940 a Tucker Aviation Corporation, onde fabricava veículos para a guerra, mas seu sonho era fabricar um automóvel, e com o final da segunda guerra ele teve seu sonho realizado, um carro seguro, rápido e com estilo futurista. O farol central acompanhava o movimento do volante, o modelo tinha um sistema de suspensão independente e freios a disco nas quatro rodas,  o motor era um 6 cilindros de 5.8 litros usado em helicópteros.

DeLorean, do anonimato ao estrelato

John DeLorean, um ex-executivo da GM, decidiu fabricar seu próprio carro, iniciou as atividades de sua nova fábrica na Irlanda do Norte e chamou Colin Chapman para desenvolver o carro e Giorgetto Giugiaro ficou encarregado com o desenho, possuia carroceria de aço inox sem pintura (o que tornava o carro muito caro) e suas portas abriam ao estilo "asa-de-gaivota", o motor, porém, não empolgava, era um 6 cilindros projetado em parceria pela Volvo, Peugeot e Renault. 

A história do Mustang

O Ford Mustang foi o carro de maior sucesso dos anos 60 e acabou se tornando um ícone da indústria automotiva, idealizado por Lee Iacoca, popularizou o segmento dos pony-cars que eram carros esportivos voltados para o público jovem e com pouco poder aquisitivo. O concept car surgiu em 1962, era um roadster com motor central, mas o modelo final apresentado em 1964 tinha a base do Ford Falcon com 4 lugares e o tradicional motor dianteiro, possuia 3 modelos de carroceria (hardtop, conversível e depois o fastback).

Ford Falcon XB GT: o carro que ganhou fama em Mad Max!

Com o nome de Interceptor nas telas, tratava-se de Ford Falcon XB GT 1973 fabricado para o mercado australiano. Originalmente, com um motor V8 de 5.8L de 300hp, o carro teve a estrutura modificada ( grade, os spoilers e capô ) por um ex-funcionário da ford e comprado pelas equipe de filmagem. Esse modelo também era utilizado pela polícia australiana.

Algumas curiosidades sobre o filme:

Scroll to Top