Falha no funcionamento? Pode ser bicos injetores sujos. Saiba como agir!

Quando se trata de sujeira nos bicos injetores, nem sempre a culpa é a baixa qualidade dos combustíveis nacionais. A falta de manutenção adequada é em boa parte responsável pelas falhas de funcionamento. Para confirmar se o carro pode estar com problema na injeção, veja alguns passos:

- Confira no painel se a luz de alerta do motor está acesa: uma das causas pode ser bicos sujos (imagem 3);
- Confira no painel se a luz do Reservatório de Partida a Frio está acesa: Reservatório vazio pode atrapalhar em dias frios (imagem 4);
- Veículo "engasga" ao tentar dar partida ou apresenta falhas quando está guiando;
- Com o veículo parado e ligado em ponto morto (neutro) é possivel perceber mudança no funcionamento, oscilando entre funcionamento normal e pequenos trancos;
- Com o veículo parado e ligado em ponto morto (neutro) ao acelerar devagar e gradativamente é possivel notar trancos no motor;
- Quando o veículo também possui um aumento considerável no consumo;

Possiveis causas do mal-funcionamento e como evitar:

  1. Não efetuar trocas de óleo nos periodos certos é uma causa comum. Óleo envelhecido ajuda a formar borras dentro do motor
    Efetuar a troca completa dentro do prazo indicado pela montadora é muito importante. Ficar apenas "completando" o óleo tornam grandes a chances do problema aparecer.
  2. Esquecer de trocar o filtro tanto de óleo como filtro de ar.
    Ambos os filtros de óleo e também o filtro de ar sao importantes para o bom funcionamento. Carros com ar-condicionado, possuem além, um outro filtro de ar para cabine, que não está relacionado com o motor.
  3. Combustíveis de baixa qualidade também contribuem.
    Caso o seu carro apresentar algum sintoma mencionado. Tente abastecer com combustiveis aditivados por alguem tempo, pode ajudar. Segundo, as redes de postos de combustível, os aditivados conseguem manter o sistema limpo por mais tempo. Evite postos de procedência duvidosa. Combustível barato demais, desconfie.
  4. Em dias frios, os carros nacionais contam com um sistema de partida a auxiliar
    Verifique o reservatório de partida a frio, geralmente quando está vazio é indicado pela luz no painel mencionada acima.
  5. Sistemas de cabos e velas de ignição
    Um problema também comum são problemas nos cabos que podem não estar conduzindo faíscas corretamente. As velas também podem estar sujas ou danificadas.

Antes de gastar dinheiro, o ideal é procurar uma empresa de serviço especializado. Fique à vontade em nos procurar caso tenha mais dúvidas. A verificação das informações acima ajudarão você a explicar os sintomas para o atendente e permitirão um diagnóstico mais assertivo.

 

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