Ainda em dúvida sobre combustíveis FLEX? Etanol/Gasolina Aditivados?

Após tantos anos com os carros flex circulando no mercado ainda existem muitas dúvidas sobre qual é o combustível ideal. A desconfiança que existe no mercado com relação à qualidade dos combustíveis ajuda a deixar essa dúvida na cabeça dos consumidores.

Sobre a gasolina aditivada, possui fórmulas desenvolvidas por cada distribuidora mas basicamente é composta por um aditivo detergente (auxília na limpeza do tanque e de todo o sistema até as válvulas de admissão do motor) e um dispersante (que conduz resíduos até a câmara de combustão, evitando entupimentos). Esses componentescolaboram na prevenção contra carbonização, mantém os bicos injetores limpos, fazendo com que o motor funcione mais "redondo" por um periodo maior. Ao contrário do que muita gente imagina esse tipo de combustível não aumenta a potência do veículo. Se o seu carro apresenta falhas de funcionamento com frequência pode ser problemas de bicos injetores sujos. (saiba mais no link no fim deste post)

Sobre gasolina premium, essa sim, por apresentar uma maior octanagem, acaba melhorando a performance do motor. Não é um ganho absurdo mas dependendo do tipo do veículo a diferença pode ser mais perceptível. Infelizmente no brasil, temos somente a gasolina Podium, da Petrobrás. A Podium possui uma octanagem de 95, com relação aos 87 dos demais tipos (inclusive aditivada) e também apresenta um menor teor de enxofre. Recomenda-se para carros de maior performance e veículos que ficam parados por um tempo maior pois a gasolina premium demora um pouco mais para perder as propriedades químicas. Os combustíveis que temos por aí como V-Power, Grid são apenas gasolinas aditivadas, não oferece maior octanagem. É uma boa recomendação que se use esse tipo de combustível premium no reservatório de partida a frio.

Sobre o etanol, é um combustivel que não tem petroleo em sua origem, ou seja ele não causa a formação de carbonização dentro do motor. Sendo assim,versões de etanol aditivado, só valem a pena se você usa com frequência a gasolina pois poderá auxiliar na limpeza do sistema. Sobre a escolha na hora de escolher, algumas pessoas optam pelo etanol pela econimia com base na regra dos 70%, se o etanol tiver até esse percentual é recomendado o uso. Outras pessoas, preferem abastecer com o etanol pois ele possui um maior poder de combustão do que a gasolina. Isso acaba resultando em melhor performance do motor, mas em contrapartida é um combustível que tem uma queima mais rápida. Atualmente, existem tecnologias que preaquecem o álcool evitando assim o uso do reservatório. Uma boa vantagem se você se esquece de completar o reservatório para partida a frio.

Outro mito que ocorre muito sobre os carros FLEX, confira a lista de mitos, provavelmente alguns (ou muitos) você achava que era veridico:

  1. O primeiro abastecimento deve ser com gasolina: MITO
  2. Posso misturar os combustíveis: VERDADE
  3. Existe necessidade de rodízio dos combustíveis: MITO
  4. Gasolina rende mais: VERDADE
  5. Etanol oferece ganho de performance: VERDADE (conforme texto acima)
  6. Motores flex duram mais: MITO
  7. Motor flex não funciona bem no frio: EM TERMOS (carros novos preaquecem o alcool)

Referentes aos mitos citados acima, o sistema FLEX foi projetado para uso de dois combustíveis, não existe regra no uso, o que existe são os custos e a propriedades mencionadas acima para cada tipo combustivel que não intefere na forma em que é usado. A indústria está investindo em novas tecnologias com taxa de compressão variavel para cada tipo de combustivel. Em breve, deveremos ter no mercado motores Flex muito mais eficiêntes.

Quer saber se o seu carro pode estar com bicos injetores sujos? Confira esse link;
http://revista.agapito.com.br/editar-blog-entry-flaa-no-funcionamento-po...

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