Notice: Constant DATE_RFC7231 already defined in /chroot/home/agapitoc/agapito.com.br/html/revista/includes/bootstrap.inc on line 258 Gol GTI vs GTS (geração 1) | Revista Agapito

Gol GTI vs GTS (geração 1)

comparativoGTI_GTS A VW marcou uma geração com os modelos GTS e GTI, esses carros deixam saudade até hoje e não é a toa que são considerados novos clássicos.

Lançado para substituir o modelo GT em 1987, o Gol versão GTS contava com modificações no interior e no desenho externo (por ex, grade dianteira, etc). A mecânica era o mesmo motor 1.8 AP-800S do modelo GT com carburação dupla. Porém foi em 1988, que a VW dá um salto com o lançamento da versão GTI, sendo o primeiro carro nacional com injeção eletrônica, e maior eficiência tanto com relaçao performance como consumo (vide tabela abaixo). Na versão GTI, outra melhoria eram os discos ventilados, que proporcionaram melhoras na frenagem com relação aos discos sólidos do GTS.

Além da mecânica superior, o GTI contava com interior um pouco mais aperfeiçoado. Começando pelo som, o toca-fitas do GTI era o modelo Rio de Janeiro, enquando no GTS era o modelo Los Angeles. Ambos feitos pela Bosch, com mesma qualidade de som porém alguns recursos a mais como procura de estações no Rio de Janeiro. No GTI, os vidros e retrovisores eram elétricos de série e opcionais no GTS. O painel era basicamente o mesmo, com indicadores vermelhos no GTI e brancos no GTS, e claro, na versão GTI sem o velho cabo de afogador dos carburados. A coifa do câmbio do GTI era lisa enquanto no GTS era sanfonada. Os bancos de ambos os carros tinham tonalidades diferentes conforme o ano e cor externa do veículo.As rodas também tiveram diferentes modelos ao longos dos anos em que foram fabricados.

A maioria dos bons GTS e GTIs que rodam hoje são propriedades de colecionadores ou de pessoas que presenciaram o lançamento naquela época. Nessa geração (quadrados) foram fabricados até 1993. Nas 2ª geração do Gol e agora também a Parati, em 1996 o GTI reaparecereu e os relançamentos também continuaram até 2000 na 3ª geração, com partes da mecânica compartilhada do Audi A3, como o câmbio. Existem rumores que o GTI será relançado em 2018. Vamos aguardar.

Confira as tabelas de comparativos abaixo. As fontes são as revistas da época como Quatro Rodas.
GTI GTS
Motor 4 cilindros longitudinal, injeção Eletrônica 4 cilindros longitudinal, carburação dupla
Cilindrada 1,984cm3 1,781cm3
Potência 120cv a 5600prm 99cv a 5600prm
Freios Discos Ventilados dianteira / Tambor Traseira Discos Sólidos dianteira / Tambor Traseira
Rodas Aro 14 tala 6 Aro 14 tala 6


Fonte: Revista Quatro Rodas 
Velocidade máxima na pistas pista de teste (Km/k reais)
GTI GTS
Média de 4 passagens 175,3 168,6
Melhor tempo 177,4 171,7

Aceleração
Variação de velocidade km/h reais Tempo em segundos
Marcha usada
GTI GTS
0-40 2,53 2,61
0-60 4,37 4,49
1ª, 2ª
0-80 6,82 7,28 1ª, 2ª
0-100 10,04 10,68 1ª, 2ª, 3ª
0-120 14,43 15,57 1ª, 2ª, 3ª
0-140 20,58 22,71 1ª, 2ª, 3ª, 4ª

Retomada de Velocidade
Variação de velocidade km/h reais Tempo em segundos
Marcha usada
GTI GTS
40-60 5,80 6,30
40-80 11,17 12,24
40-100 16,77 18,41
40-120 22,98 25,55
40-1000m 35,68 36,89

Consumo em Velocidade Constante
Velocidade km/h reais Consumo em Litros
Marcha usada
GTI GTS
40 15,03 11,27
60 16,82 12,72
80 14,86 11,81
100 12,26 9,76
120 9,62 8,25
Consumo médio (KM/litros)
GTI gasolina GTS álcool
Na cidade 9,34 6,62
Na estrada, a 100km/k, carregado 12,81 10,02
Na estrada, a 100km/k, vazio 13,35 10,41

Nível de Ruído - dB (A)
Km/h reais Marcha GTI GTS
0 Ponto Morto 54,6 54,5
20 66,2 69,7
40 68,2/66,5 69,7
60 3ª, 4ª 68,6/68,0 69,0/63,5
80 4ª, 5ª 68,6/68,0 69,4/68,6
100 71,0 73,7
120 74,1 69,14

Espaço de Frenagem (metros)
40 GTI  6,4m
40 GTS  7,2m

60 GTI  15,2m
60 GTS  16,2m
80 GTI  27,3m

80 GTS  28,8m
100 GTI  42,6m
100 GTS  45m
120 GTI  61,3m

120 GTS  64,8m
60 GTI  46,8m
60 GTS  47,2m

Rolamento
GTI GTS
100km/h até 40km/h - 1.079,3 metros
100km/h até 40km/h -980,6 metros
Referências: Revista Quatro Rodas (Década 90)
www.garagemdobellote.com.br
http://motorshow.com.br/gol-gti-o-mito-estara-de-volta-em-2016/
gti gol quadrado gts quadrados volks VW volkswagen
URL Youtube: 
Thumnail Youtube ID: 
CQmTMFvhXLk
  • Comentários

0 Comments:

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Scroll to Top