Lançado para substituir o modelo GT em 1987, o Gol versão GTS contava com modificações no interior e no desenho externo (por ex, grade dianteira, etc). A mecânica era o mesmo motor 1.8 AP-800S do modelo GT com carburação dupla. Porém foi em 1988, que a VW dá um salto com o lançamento da versão GTI, sendo o primeiro carro nacional com injeção eletrônica, e maior eficiência tanto com relaçao performance como consumo (vide tabela abaixo). Na versão GTI, outra melhoria eram os discos ventilados, que proporcionaram melhoras na frenagem com relação aos discos sólidos do GTS.
Além da mecânica superior, o GTI contava com interior um pouco mais aperfeiçoado. Começando pelo som, o toca-fitas do GTI era o modelo Rio de Janeiro, enquando no GTS era o modelo Los Angeles. Ambos feitos pela Bosch, com mesma qualidade de som porém alguns recursos a mais como procura de estações no Rio de Janeiro. No GTI, os vidros e retrovisores eram elétricos de série e opcionais no GTS. O painel era basicamente o mesmo, com indicadores vermelhos no GTI e brancos no GTS, e claro, na versão GTI sem o velho cabo de afogador dos carburados. A coifa do câmbio do GTI era lisa enquanto no GTS era sanfonada. Os bancos de ambos os carros tinham tonalidades diferentes conforme o ano e cor externa do veículo.As rodas também tiveram diferentes modelos ao longos dos anos em que foram fabricados.
A maioria dos bons GTS e GTIs que rodam hoje são propriedades de colecionadores ou de pessoas que presenciaram o lançamento naquela época. Nessa geração (quadrados) foram fabricados até 1993. Nas 2ª geração do Gol e agora também a Parati, em 1996 o GTI reaparecereu e os relançamentos também continuaram até 2000 na 3ª geração, com partes da mecânica compartilhada do Audi A3, como o câmbio. Existem rumores que o GTI será relançado em 2018. Vamos aguardar.
Confira as tabelas de comparativos abaixo. As fontes são as revistas da época como Quatro Rodas.
GTI | GTS | |
Motor | 4 cilindros longitudinal, injeção Eletrônica | 4 cilindros longitudinal, carburação dupla |
Cilindrada | 1,984cm3 | 1,781cm3 |
Potência | 120cv a 5600prm | 99cv a 5600prm |
Freios | Discos Ventilados dianteira / Tambor Traseira | Discos Sólidos dianteira / Tambor Traseira |
Rodas | Aro 14 tala 6 | Aro 14 tala 6 |
Fonte: Revista Quatro Rodas | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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