Notice: Constant DATE_RFC7231 already defined in /chroot/home/agapitoc/agapito.com.br/html/revista/includes/bootstrap.inc on line 258 Uirapuru | Revista Agapito

Uirapuru

Fabricado pela Brasinca e inicialmente chamado de 4200 GT e um tempo depois passou a se chamar Uirapuru, foi o primeiro esportivo brasileiro de alto desempenho, projetado por Rigoberto Soler Gisbert (autor do Willys Capeta), foi lançado em 1965, o motor era um seis cilindros da picape e caminhão Chevrolet, só que com 3 carburadores, ao contrário do que muita gente pensa, não era o motor do Opala até porque o Opala nem existia nessa época.

O uso do aço era evidente, pois tinha chassi próprio feito de vigas de aço e sua carroceria era de chapas de aço.  Traços bem exclusivos como o vinco que passa por todos os lados do carro, cabine recuada e capô alongado davam personalidade ao carro, as portas ao abrirem cortavam um pedaço do teto.

Após um ano a Brasinca descontente com as poucas unidades vendidas, vendeu o direito de fabricação para a STV, empresa que Rigoberto Soler dirigia,  em 1967 surgia um modelo com faróis quadrados e também um modelo conversível, mas foram vendidas apenas 3 unidades.

 

Brasinca Uirapuru
  • Comentários

0 Comments:

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Scroll to Top